Ele assumiu nossa própria carne

Passando pelo centro de Belo Horizonte, vi a irmã da Xuxa, uma pessoa em situação de rua que há 15 anos encontrava mais ou menos pelo mesmo lugar. Como na época sua condição já era precária, não achei que ainda a veria.

Sua irmã estava pedindo para comer, como sói fazer. Impressionou-me a magreza doentia, o rosto calavérico. Quanta dor! Logo, porém, começaram a vir aqueles pensamentos que nos ocorrem para tampar a cruel impotência, ou impotente crueldade de nossa participação num pecado social, que no fundo sabemos que assinamos embaixo ao tentar ignorar e viver a medíocre vida de classe média. “Também, é a droga que faz isso!”

Que importa achar explicação para uma “droga” que é bem maior e sistêmica? Lembrei-me na hora da sabedoria oriental que ensina que não dá para falar do irmão antes de ter caminhado sete dias com seus sapatos. Só veio isto: “vá viver um dia desta vida!”

Segui meu caminho para a Igreja, neste tempo de Natal. E aí o susto: “Cara, Jesus viveu a nossa vida!” Isso que nos custa imaginar, tomar por um dia que fosse o lugar da irmã da Xuxa ou de qualquer um dos sofredores de nossa realidade, Ele fez! Este é o mistério do Natal! A encarnação do Filho de Deus! Ele assumiu a nossa vida, nossa própria carne, com suas marcas e dores. Fez-se um de nós, tomou nosso lugar, com tudo o que lhe supôs.

Que neste Natal, esqueçamos um pouquinho Papai Noel, incapaz até de trocar de roupa em nosso clima tropical, e centremos nosso olhar nAquele que toma não só nossas roupas e cultura, mas nossa pele, nossa carne, com seus processos e desafios. Que a pobreza do presépio nos toque e deixemo-nos conduzir por Aquele que, “sendo rico, se fez pobre para nos enriquecer com sua pobreza”, a ponto de deixarmos de ignorar a pobreza do nosso mundo, mas perguntarmos a cada dia: O que posso fazer com a riqueza dos dons, talentos e oportunidades que a vida me deu?

(Escrito em 23/12/2018, na preparação para o Natal)

2 comentários em “Ele assumiu nossa própria carne”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s