Download do ano: 60%

Já passamos da metade do ano. Você tinha notado?

Entre polêmicas na política, notícias de violência – marginal e, sobretudo, policial –, discussões sobre a intervenção militar geradas por uma amnésia histórica tomada por emoções exacerbadas, petralhas que dizem “eu avisei” para coxinhas, coxinhas que tomaram de tal forma as cores nacionais (só as cores?) que nos deixaram sem traje e sem jeito para torcer para a Seleção no início dos jogos…

Aqui estamos: na metade da Copa do Mundo, com o coração já tomado, com o verde amarelo recuperado (a maioria, pelo menos), com o pensamento e as conversas no próximo jogo – a que horas sairemos do trabalho, onde veremos, será que o Brasil passa da Bélgica??? Enquanto isso…

– os senhores da guerra continuam a não gostar de crianças, como já cantava o saudoso Renato. Mal sabia ele que veríamos meninos e meninas separados de seus pais, presos, sozinhos, com medo, cruelmente tratados. E ai de quem falar contra isso no país que já teve – ainda tem, né? – a pretensão de ditar um “way of life”;

– o agronegócio nada de braçada no Brasil e meterá mais agrotóxicos em todos nós, cuja saúde já é tão debilitada por tanta química. Agro é vida? De quem? Talvez o agro seja pop mesmo, uma vez que “o pop não poupa ninguém”, não é, Humberto? (Gessinger);

– as candidaturas à Presidência continuam indefinidas e aumenta o risco da versão brasileira do “senhor da guerra”;

– ¼ da população brasileira vive abaixo da linha da pobreza, com menos de 350 reais mensais por pessoa.

Já passamos da metade do ano. Algumas coisas se repetem, outras agravam, pequenos sinais ainda sustentam nossa esperança. Apesar de tudo, seguimos na alegria típica do nosso povo e nos preparamos para gritar muito. E depois a vida segue. Igual? O que poderia nos tirar da anestesia da “normose” e nos fazer dar saltos – ao menos 1 – na vida pessoal e social, aproveitando os 40% de 2018 que ainda nos abre horizontes de possibilidade?

(Escrito em 03/07/2018, entre as oitavas e as quartas de final da Copa do Mundo da Rússia)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s