O senhor e a plantinha

Hoje, passando pela rua, vi um senhor deitado num cobertor – cena tristemente cotidiana na cidade grande – e uma bela planta a seu lado segurando-lhe a manta – algo inusitado que me chamou a atenção. A vistosa planta era sua companheira, embelezava o espaço que ele podia chamar de seu e prestava-lhe um favor enquanto velava seu sono.

Continuava meu caminho encantada com a cena, pensando o quanto aquela planta em seu vaso trazia humanidade para a dura situação; ou a revelava. No entanto, esse pensamento agora parece-me demasiado antropocêntrico. A planta era o que era, e sendo plenamente botânica, ia além em sua missão, fazendo não apenas o que a Biologia diz que ela faz, mas tornando-se suporte, companhia, encanto e inspiração.

Aliás, a Ciência positiva já mostrou não dar conta de situações como essa, das quais ordem e progresso passaram longe. Mas o coração tocado obriga a olhar diferente, a ver no que se vê o invisível aos olhos. A plantinha está lá, e juntamente com o seu senhor empresta-nos uma lente para contemplar o chamado a ser o que se é. Quando ela vai além, provoca-nos o desejo de não ficar aquém, de ser pelo menos um pouquinho mais humanos, vendo a humanidade e agindo humanamente.

Com a ajuda de sua companheira, o senhor que dorme desperta algo nos que se deixam provocar, naqueles a quem ele – ou sua plantinha – atraíram o olhar. O que fazer diante do humano em condições de desumanidade? Como ser humano sem que o Rosto do outro me interpele?

Plantinha, você não tenta solucionar os problemas da face da Terra, mas vive a superação com o seu senhor. Ao servi-lo, dá novo alento a muitos de nós. Ensina-nos a, hoje, viver, com alguém, mais do que se espera de nós. E a cada dia, um a um, trocar o ar da humanidade.

 

(08/06/17, após um caminho a pé pelo centro de São Paulo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s